opinião

Uso de máscara de proteção em discussão no Legislativo

Maurício Araujo

O uso da máscara de proteção individual em alguns espaços da Câmara de Vereadores deve entrar na pauta dos vereadores nos próximos dias, e promete levantar o debate sobre a necessidade de usar o equipamento, especialmente durante os pronunciamentos na tribuna do Legislativo. Isso porque há duas emendas aditivas - opostas - à Resolução Legislativa que estabelece as orientações e os procedimentos quanto às medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia no âmbito da Câmara.

A primeira delas foi apresentada pelo vereador Tubias Callil (MDB), que solicita que vereadores ou convidados que fizerem uso de microfone na tribuna o podem fazer sem a máscara de proteção individual.

Valdeci Oliveira cobra resultados do Auxílio Emergencial Gaúcho

Na justificativa, Tubias afirma que a proposta busca melhorar o entendimento entre os vereadores e as pessoas da comunidade, possibilitando falas mais claras e transparentes. O vereador se baseia no distanciamento que existe entre a tribuna e os expectadores presentes na sessão, que, segundo ele, é perfeitamente seguro. Hoje, a cada fala, é feita a higienização do microfone.

A segunda emenda, apresentada pelo vereador Valdir Oliveira (PT), quer que, enquanto persistir a pandemia, todo o público que se fizer presente no plenário utilize a máscara de proteção, inclusive na tribuna.

Liberdade Econômica é ganho real ao empreendedorismo local

Em sua justificativa, o vereador acrescenta que a proposta tem o objetivo a preservação, o cuidado e a valorização da vida, uma vez que é preciso respeitar o distanciamento e fazer o uso de máscara. Segundo Valdir, os vereadores representam a casa do povo e precisam dar exemplo no cumprimento das medidas de prevenção.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Avança projeto que prevê câmeras em uniformes e viaturas policiais Anterior

Avança projeto que prevê câmeras em uniformes e viaturas policiais

Próximo

Estudos técnicos sobre a Gare vão mapear os danos do prédio

Política